terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Saída de Campo –“Eco…Sentidos”

 

Cerca de 50 alunos da Escola Secundária de Valongo, envolvidos no Programa Eco-Escola e Clubes: Despertar ConsCiências, Europeu, Utopia 500 e Educação para a Saúde, da Escola Secundária de Valongo, participaram na saída de campo “Eco…Sentidos”. A atividade contou com o apoio e parceria da Câmara Municipal de Valongo, nomeadamente através da Divisão do Ambiente, particularmente Lisete Barroso e Felicidade Pereira. A Dra. Mónica Maia Mendes, bióloga e formadora de monitores do Projeto Rios da ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) e as Coordenadoras e Subcoordenadoras dos programas e clubes referidos, orientaram as atividades ao longo da caminhada, na qual esteve presente como observadora Elizabete Rossi, embaixadora da Onda Verde – Projeto Ambiente Jovem Rios, Brasil.

Esta atividade incluiu uma caminhada ao longo do rio Simão para observar a biodiversidade local, identificar e rastrear plantas autóctones e invasoras, avaliar a qualidade da água dos rios e ribeiros, através da observação de macroinvertebrados bentónicos. E ainda, detetar mioplásticos que poluem as águas e o ar, prejudicam a fauna ribeirinha e marinha, antes de, serem ingeridas pelos seres humanos. Visou, ainda, a promoção e participação dos jovens em ações de voluntariado a nível ambiental, cultural, educativo ou social e a recolha de lixos ao longo de todo o percurso, capacitando os jovens para um amanhã com maior preocupação e responsabilidade ambiental.

O programa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, Dr. José Manuel Pereira Ribeiro, do Sr. Vereador da Educação, Juventude e Desporto, Dr. Orlando Rodrigues, e da Divisão do Ambiente, que receberam os alunos e professores, na Câmara Municipal, onde foram distribuídos materiais, como luvas, máscaras, e sacos de lixo.

Salienta-se a responsabilidade, a motivação, o entusiasmo dos alunos, mas também a disponibilidade, a entrega e a dedicação, de todos, permitindo a recolha de aproximadamente 52 Kg de lixo.  















Sem comentários:

Enviar um comentário